domingo, 5 de setembro de 2010

CAMINHAR AO ENCONTRO DE DEUS

Caminha com passos largos rumo ao deserto. No deserto, Deus se revela plenamente. Ouvir o chamado de Deus, no mais íntimo do coração, é perceber a voz serena e tranquila de alguém que chama para uma mudança de vida. É assumir um novo estilo de vida, destinada a ser morada de Deus. Para ir ao deserto, é preciso a coragem profética de romper com tudo o que escraviza.
Quem vive o clima interior de pura austeridade sabe orientar-se se angustias para o deserto. Vai silenciosa e serena, tranquila! Procura o caminho do deserto.
Senta-te num lugar solitário. Reclina docemente a cabeça no peito. Escuta.. o teu coração bater, não de medo, mas pela alegria pura da criança que trazes em ti, pelo desejo do amor e da paz.
Deixa-te tomar pela mão. É preciso que sejas tu, tu só contigo.
Faze silêncio! Ouve que de longe, chega o barulho violento das tuas paixões. Não tenhas medo! Elas, uma a uma, vão quebrar-se na rocha que é Deus; vão voltar atrás. Não tenhas medo! Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte onde fores (Js 1, 9).
Caminha com segurança porque alguém cuida de ti... alguém faz história contigo. Fixa teus olhos no Pastor que vai à frente “o senhor é o Pastor que me conduz, nada me falta” Sente-te ovelha de Deus, que te conhece e te chama pelo nome.
Ele te abre caminhos, vai à frente e te conduz. Com ele vislumbrarás novos horizontes e perceberás perspectivas novas. Ele entrará em teu coração e o preencherá com seu amor grande e misericordioso. O Senhor te chama pelo nome. Escuta a sua voz e deixa-te amar.
Quando te sentires tomado pela agitação da vida, reza! “Vinde a mim vós todos que estais cansados, diz Jesus” (Mt 11,28-29). Descansa nele. Ele te conduz as águas repousantes para refazer as tuas forças.
Ouve-o dizer como disse a Paulo”” “Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força”(2Cor 12,9).
Deixa-te guiar, ele te guia por caminhos seguros, para te deixares guiar é preciso que tenhas confiança. Ele te conduz pelos caminhos que quer, por aqueles que escolheu para ti. Sejam quais foram, são caminhos de amor. “Mesmo que passe pelo vale tenebroso”.todo medo é vencido no Senhor! Ele dá lucudez e coragem para enfrentar os acontecimentos. A escuridão é prenuncio da luz.
O Senhor te dá segurança para que dês segurança aos outros. Ele deseja que reconheças as suas feições no rosto das “crianças abandonadas, dos jovens desorientados, dos indígenas e negros marginalizados, dos anciãos”. (Puebla 31-39). Ele te chama ao deserto para te fortalecer para o combate da vida, para lutares com e por teus irmãos.
Ele se faz eucaristia para ti e te alimenta com o seu corpo para que te faças eucaristia: presença pela bondade, pela misericórdia e pelo perdão. Para que assumas o risco da doação de ti mesmo aos irmãos. Para que sejas presença marcante por tua atitude criadora de construção no amor.
Não tenhas medo das pessoas que te rodeiam, não importes com o que dizem. Não sejas “escravo” das opiniões passageiras que ouvis ao longo do dia.
“Chamar-te-ei ao deserto porque eu, o Senhor, quero falar ao teu coração” (Os 2, 16). Como é bom saber que alguém quer falar conosco! Para ouvires bem o que Deus quer te dizer é preciso que esteja sozinho.
Rompe com as coisas, deixa de lado o excesso que foste acumulado ao longo da caminhada. “Não leveis coisa alguma para o caminho, diz Jesus”( Lc 9,3). Para um instante, ouve a voz serena e forte do Senhor que interioriza suas palavras. “Olhai as aves do céu, não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros, e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?”( Mt 6,26-30).
Só no deserto se aprende a descobrir as próprias capacidades e limitações. Ser autossuficiente é ser pobre, necessitado de tudo e de todos: eis a tua grandeza e a tua pequenez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário