No dia 23 de março de 2011, reuniu-se numa das salas da Cúria Diocesana, algumas entidades que formam a AME para rever as prioridades e ações assumidas na última assembleia dia 03 dezembro de 2010.
Estavam presentes: Cícera Silvestre da Silva – Pastoral da Criança; Eliúde Pereira da Silva – Grupo Vitória Serro Azul; Mauricéia C. da Silva –CMP/AMMS; José Carlos Calheiros - Comissão Mata Sul Economia Solidária; Adailta Severina Teixeira – Centro de Mulheres Negras de Palmares; Jose Gabriel da Silva – ADASA; Denise – Pastoral da Criança do engenho São João da Prata; Geovani- CPT ; Lindava Alves da Cruz, Marisa Ribeiro do Amaral, Maria Aroni e Sandra Aparecida Leoni da CICAF; Joséclebio do Nascimento – CEAS/ Rural..
Após, acolhida e apresentação dos presentes, fez-se um momento de mística através do vídeo da Campanha da Fraternidade de 2011.
A reunião foi coordenada por Ir. Lindalva que apresentou a pauta da reunião e se alguém teria algo a acrescentar, como nada mais tendo a acrescentar a pauta, seguimos a reunião.
Ir. Lindalva faz memória da assembleia da AME retomando as prioridades e ações assumidas e pede aos participantes observarem os cartazes expostos com os mesmos.
Diz ainda que precisamos respeitar cada um dos movimentos na sua diversidade, porém, há coisas que podem serem feitas em conjunto. A primeira prioridade é fortalecer e ampliar a AME. Fortalecer a AME é amadurecê-la. Para isso, precisamos nos trabalhar enquanto lideranças para trabalharmos em conjunto. A pluralidade desafia todas as entidades nos dias de hoje. A AME precisa aprender a trabalhar com a pluralidade. Como lideranças precisamos disso. AME são todos que estão aqui. Ela só será forte se conseguirmos trabalhar pluralmente, sem perder a identidade de cada entidade. Isso pode nos desanimar, mas temos que ser maiores que os entraves porque somos inteligentes. Não podemos perder pelas máquinas...
Ampliar a AME é descobrir formas de trazer mais entidades para a AME A AME era a única instituição no momento que estava preocupada com as pessoas menos favorecidas no processo de alagamento. Com o aspecto de moradia, meio ambiente. Que a AME seja uma instituição que represente as forças organizadas de Palmares que enfrente os desafios dos menos favorecidos.
As autoridades, após tantos ofícios, nunca disseram a AME como será o processo de reconstrução da cidade. Isso indica que a AME ainda não tem força frente às autoridades.
A presença da CICAF aqui em Palmares é fortalecer as entidades. Queremos dar nossa contribuição no fortalecimento das entidades civis de Palmares. Estamos aqui para colaborar com todas as entidades que precisarem de nós, para isso é preciso ter ações planejadas.
Após, as colocações da Ir. Lindalva revimos as ações assumidas pela AME, na última assembleia, sendo as seguintes:
- Carlinhos em nome da Economia Solidária ficou responsável pela ação do abaixo assinado contra a poluição sonora.
- Cícera ficou responsável de ver como fortalecer a brigada ambiental.
- Formação para os conselheiros da sociedade civil ficou com Mauricéia e Vando.
- Carta de princípios da AME ficou com Carlos e Vando.
- Firmar parcerias com outras entidades a CICAF ficou responsável e isso já se apresenta a partir da entidades que estão presentes nesta reunião.
- Criar um informativo e um Blog – Marisa e Carlos
- Realizar fóruns – Carlos
- Encontro de Confraternização – Sheila e Cícera.
Equipe dinamizadora das reuniões da AME
Quanto à criação de uma equipe dinamizadora das reuniões da AME, fez-se memória que há três pessoas para assinar os documentos durante o momento de emergência.
Carlos lembra que já há uma equipe de coordenação instituída. Já existe uma equipe dinamizadora formada por: Carlos, Mauricéia, Cícera, Sheila, Eliúde, Gabriel e Geovani.
Lindalva retoma dizendo que toda essa conversa só nos leva a criar a equipe de articulação. Essa equipe é fundamental para dinamizar a AME.
Manter a equipe com mais uma pessoa – 10 pareceres.
Nova equipe - 4 pareceres.
Ir. Lindalva fala que já temos a equipe, continua a mesma com a participação de uma irmã, Sandra ou Marisa.
Assim, continuou fazendo um pequeno calendário das atividades previstas e as reuniões da equipe de Articulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário