sábado, 5 de março de 2011

REUNIÃO DA RAMA

No dia 03 de março de 2011, foi realizada a reunião da RAMA (Rede de Agroecologia da Mata), promovido pela Cáritas e o Centro Sábia, com a participação dos agricultores/as e outras entidades: CEAS/Rural, CPT, Pro-Rural.
Iniciou com a apresentação dos/as participantes, em seguida Geovani da CPT coordenou o momento de mística, tendo presente os elementos “terra e água”. Após Marcos da Carítas convocou o grupo para fazer uma leitura da realidade, foram destacados alguns pontos:
- Estamos passando por algumas transformações, mobilidade de pessoas que vão em busca de melhores condições e empregos em Suape (Complexo Industrial Portuário) que oferece mais 220.000 empregos, na construção da duplicação da BR101 e demais construções que estão sendo feitas na região.
- O pós-enchente têm muitos desafios, cenário de destruição: falta de pontes para o escoamento dos produtos, precarização das estradas, a feira agroecologica de Palmares acabou.
- Falta de apoio dos governos locais que não abre espaço para as discussões nesta linha agroecologica.
- Técnicos do governo estadual estiveram na região de Cerro Azul, analisando o local para a construção de uma barragem de contenção, vai atingir engenho Verde que tem em 150 famílias; Miarim com 160 famílias; Canário com 150 famílias; Como vai ficar estas famílias?
-Foi destacado como tendências de investimento do governo nesta região para:
- Turismo;
- Suape;
- O fortalecimento da monocultura da cana em vista de produção de energia renovável – etanol.
- O estado de Pernambuco é o que mais consome agrotóxicos no país.
- Foi colocada a atuação do Comitê organizado pela Articulação de Mulheres no pós-enchente, o qual apoiou os atingidos e a continuidade no controle social dos recursos repassado aos municípios;
- Foi colocada a reorganização da AME, o fortalecimento das entidades e a atuação junto aos atingidos das enchentes, as prioridades de atuação para 2011.
Em seguida, o Pro-Rural (Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural) colocou um pouco de sua atuação e a previsão de projetos para trabalhar nesta linha agroecologica.
Após, foi dividido os/as agricultores em dois grupos e as entidades em um grupo. Nos grupos foram feito à avaliação do ano passado e as perspectivas para este ano.
O grupo das entidades: Carítas, CPT, Sábia, CEAS/Rural, colocaram que em 2010, algumas entidades parceiras estão indo embora da região, como FASE, OXFAM (Confederação Internacional) e o CMC (Centro de Mulheres do Cabo) está fraco e sem ação, a enchente desarticulou todo o trabalho, a questão financeira das entidades, algumas não conseguiram projetos financeiros.  Para 2011, pretende-se realizar formação/ intercâmbios de experiências, auxilio na produção com assistência técnica, parceria com o PRO- RURAL em alguns projetos, envolvimento nos conselhos municipais.
Grupo dos/as agricultores:
AVANÇOS – Feiras agroecologicas, recuperação da mata ciliar do rio Carimam; a campanha plante um milhão de árvores; encontros da semana do meio ambiente; casa de farinha no engenho São João da Prata; Seminário sobre agroecologia em Barreiros; as discussões sobre a água; as questões da mata ciliar; Reflorestamento da mata ciliar no rio Colina; o pessoal de Rio Formoso estão participando da feira em Siriahen
DIFICULDADES – A perca do ponto da feira ecológica em Palmares pela enchente; os danos causados pela enchente em pontes, estradas, plantações; a falta de assistência técnica depois da enchente; o desanimo dos/as agricultores; A feira agroecologica que acabou com a cheia em Palmares; A RAMA ficou afastada durante este período pós enchente sem se comunicar;
PROPOSTAS PARA 2011- Intensificar a campanha plante um milhão de árvores; construção de pontes e recuperação das estradas; implantação de novas áreas agroecologicas; ampliar e fortalecer a agroecologia na mata norte; Reuniões de dois em dois meses em municípios diferentes; mais assistência para os agricultores; Queremos junto com a RAMA mais assistência dos municípios; que a RAMA potencialize mais as associações; a RAMA tem que buscar mais recursos junto ao governo federal ou estadual; articular junto com o governo municipal a feira agroecologica.
Devido ao adiantado da hora, foi definida uma nova data, dia sete de abril de 2011, para definir melhor as atividades que serão desenvolvidas este ano de 2011.






Nenhum comentário:

Postar um comentário