Nos dias 16 e 17 de Abril/2012, em Palmares, foi realizada a PLENÁRIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA REGIONAL DA MATA SUL EM PREPARAÇÃO DA V PLENÁRIA NACIONAL.
A Plenária da Economia Solidária da Região Mata Sul contou com a presença de Entidades, Empreendimento e educadores do Programa Saberes da Terra, ligados a GRE Mata Sul e representantes governamentais da região.
A Plenária foi organizada pelas entidades: CPT, Cooperativa Harmonia e CICAF, com apoio da Cáritas Regional NII.
A Irmã Sandra da CICAF (Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas) foi à moderadora do evento junto com Geovani da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Eles, Marisa (TEC), Lenivaldo Lima ( Cooperativa Harmonia) e Gilmário (CPT) coordenaram o evento. .
Houve apresentação e discussão sobre Economia solidária, também da Campanha pela Lei de Economia Solidária. Também foi organizada Coordenação do Fórum de Economia Solidária da Mata Sul de Pernambuco. Elegeram os Coordenadores do Fórum Regional de Economia Solidária que ficou formada por: Entidades de Apoio: Irmã Cristiane (Comissão Pastoral dos Pescadores - Sirinhaém), Irmã Sandra (CICAF). Representantes do Governo: Tânia Maria Rodrigues de Lima e Risoneide Santos da Silva. Empreendedores: Cícera Maria da Silva Gonçalves (Água Preta), Maria Dulce dos Santos (Água Preta), Gleide C. de Vasconcelos (Palmares), Solange A. do Rego Ribeiro (Palmares), Elenildo C. Penha (Catende) e Jaorish Gomes Teles da Silva (GRUCALP).
Essas pessoas contempladas com os votos dos representantes regionais presentes são uma Comissão de Articulação do Fórum, tendo com primordial função a educação de base e mobilização dos empreendimentos dentro dos ideais da solidariedade e preservação do meio ambiente.
Durante a plenária foi escolhidos 20 representes para participar da PLENÁRIA ESTADUAL, dos três seguimentos: 10 empreendimentos, 5 entidades de apoio e 5 representantes do poder público.
No dia 18 de abril de 2012, aconteceu a II Feira de Economia Solidária, no pátio do Centro de Treinamento João XXIII, iniciando às 7 horas até às 16 horas. Oportunidade para os cidadãos comprar produtos produzidos em nossa Região (alimentos, produção agrícola sem agrotóxicos e artesanato). Os empreendimentos continuam motivados e querem realizar à semanalmente. A população tem respondido positivamente, adquirindo os produtos com preço acessível e produtos de qualidade.
Vamos em frente povo organizado “uma outra economia acontece”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário