segunda-feira, 28 de março de 2011

CENTRO DE MULHERES RETOMA AS ATIVIDADES

No dia 25 de março de 2011, aconteceu na EMBASA o encontro com o grupo de mulheres do Centro das Mulheres de Palmares, o primeiro depois da enchente. Compareceram onze mulheres das 40 convidadas e esperadas.
Mauriceia que está coordenando as atividades do Centro, deu inicio pedindo que as participantes se apresentassem dizendo o nome, e o grupo a que pertence. Apresentou as Irmãs Aroni, Marisa e Sandra, falou da missão que veio realizar em Palmares. Em seguida, apresentou a palestrante Rejane Ahães, enfermeira e professora do Curso de Enfermagem na cidade de Palmares.
Em seguida, descontraiu o grupo com a dinâmica do camaleão. As irmãs Marisa e Sandra saíram para acompanhar a situação dos abrigados no Centro Social Urbano e Aroni permaneceu no encontro. A pauta constou do estudo sobre as doenças sexualmente transmitidas, e a questão da AIDS.
Rejane iniciou dizendo que as pessoas idosas estão cada vez praticando mais sexo, o que é muito bom, por outro lado, maior numero de pessoas estão sendo contaminadas pelas doenças sexualmente transmitidas.
A palestra foi ilustrada com pequenos cartazes trazendo as marcas e as consequências deixadas pelas doenças adquiridas pelas relações sexuais sem preventivo. Alertou para que se faça com frequência o auto-exame e que se tome cuidado com qualquer tipo de problema que apareça nos órgãos genitais, procurando logo o local destinado para exames deste teor. Dedicou tempo especial motivando o uso da camisinha e ensinando como fazer uso, tanto para os homens como para as mulheres.
Houve distribuição de camisinhas e gel vaginal.
O encontro terminou com um gostoso lanche enriquecido por uma variedade de biscoitos, bolo e refrigerantes.
Em seguida, aconteceu no mesmo local a reunião com a coordenação do Centro das Mulheres de Palmares. A coordenadora Diana se encontra em Macéio a mais de ano, e até o presente não fez comunicação alguma com os demais membros. A sugestão é que seja convocada a presença dela para que se eleja nova coordenação. A proposta de Mauricéia, a vice-coordenadora, é de que o grupo continue se encontrando mensalmente, inclusive já tem palestrantes para uns três meses seguidos. Será feito em cada reunião uma coleta de 5,00 por participante para terem como participar de encontros em outros lugares e fazer parcerias com outros grupos de mulheres.
Conta muito com o apoio das irmãs, Aroni incentivou a participação das mulheres, enalteceu o empenho da vice-coordenadora Mauricéia, que apesar das dificuldades tem coragem de enfrentar e buscar caminhos para que o grupo continue vivo e atuante. Destacou a necessidade de se encontrarem para buscar formação e fortalecer a organização que já existe há 14 anos.
Giovane da CPT chegou já no final da reunião, colocou para o grupo a sua atuação na região, inclusive com grupos de mulheres do meio rural e mostrou a possibilidade de estarem fazendo alguns encontros juntas, Incentivou a participação da mulher na vida social.
Mauriceia convidou o grupo para participar do seminário sobre a Mulher no dia 31 de março, passou a programação e despediu o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário