No dia 20 de março de 2011, Geovani da CPT, Aroni e Sandra saíram pelas seis horas de casa e foram para o Engenho Tambor. Um pedaço do caminho foi feito de ônibus e o outro trecho de quatro quilômetros a pé.
Ao chegarem à comunidade foram bem acolhidos pela família do Sr. José Luiz da Silva e Maria Anunciada.
A reunião aconteceu nesta casa. Aroni trabalhou a temática da Campanha da Fraternidade, iniciando com uma oração-reflexão utilizando o texto de Gênises 2, 8-15. A oração foi incrementada com o vídeo da CF2011 sobre o aquecimento global seguido por um debate motivado por Sandra.
Foi muito interessante a reflexão das pessoas presentes e o conhecimento que possuem a respeito de todos os gritos que vem da terra ferida. Porém, no momento, não conseguem fazer diferente para colaborar com o planeta. Os mesmos vivem da monocultura de cana de açúcar que provoca maus tratos a terra como a queimada, venenos e o fato de ser monocultura.
É uma comunidade que ansiosa espera pela emissão da posse da terra, para depois pensar em outros meios de viver da terra a não ser o de cana.
Geovani passou algumas informações em relação ao processo da conquista da terra. Falou também do encontro do dia 31 de março para as mulheres que acontecerá em Palmares. Virá seis mulheres da comunidade.
Após almoço enquanto esperávamos a carona com o ônibus que ia buscar as pessoas para participarem de um jogo de futebol aqui perto de Palmares.
É interessante que este povoado é formado basicamente pela família do Sr. José Luiz da Silva. Os filhos casaram e ficaram no povoado. Isto faz com que outras famílias não se sintam bem em participar das reuniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário