domingo, 2 de setembro de 2012

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE PALMARES -PE



 Agricultores/as familiares e empreendedoras solidárias promovem desde março de 2012, num espaço localizado em frente ao Centro de Treinamento Diocesano João XXIII, a Feira de Economia Solidária, todas as quartas de 7 horas às 13 horas.
No entanto, a idéia da Feira foi concebida pelo Fórum de Economia Solidária da Mata Sul, mais exatamente durante no retorno do funcionamento do Fórum de Economia Solidária.  A motivação surgiu durante a primeira reunião de articulação do Fórum, em 2012, onde se criou os Grupos de Trabalhos (GTs) que são GT Formação; GT Marco Legal; GT Comercialização e GT de Articulação.
 Assim o GT Comercialização organizou a I a Feira de Economia Solidária, com a participação de agricultores/as familiares e empreendedoras solidárias, entidades de apoio e fomentos.
A partir da I Feira os empreendimentos decidiram continuar, pois a primeira experiência deixou-os animados. Vêem uma grande possibilidade de através da prática da Economia solidária um meio para o fortalecimento da policultura na região.
Na Feira são comercializados produtos da agricultura famílias, produtos beneficiados e artesanatos. Percebe-se que cada dia a população vem adquirindo os produtos da Feira, crescendo cada vez mais o número dos consumidos, isso anima os empreendimentos a permanecer produzindo e comercializando seus produtos.
Portanto, prática da Economia Solidária aparece justamente nas iniciativas de produção, comercialização e consumo solidários, pois envolve e articula os diferentes estágios da atividade econômica dos empreendimentos solidários, desde o planejamento, a produção até o consumidor final.
As consumidoras são as primeiras que chegam e ficam esperando os /as agricultores/as chegarem para adquirir os produtos frescos, enquanto aguardam formam as rodas de conversas.
A estrutura da Feira foi adquirida através de projeto financiado pela CESE, a qual agradecemos pelo apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário