Nos dias 04 e 05 de setembro de 2012, no Recanto do Sagrado Coração de Jesus, em Maceió, realizou-se o Seminário Mudanças Climáticas e Justiça Social.
Do evento, organizado pela Cáritas Regional Nordeste II participam cerca de vinte e cinco pessoas das Dioceses do Regional afetadas pelas catástrofe em Pernambuco e Alagoas, além de representantes da Cáritas do Nordeste II, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Irmãs Catequistas Franciscanas ( Missão Palmares), TEC, representantes de Páróquias, e pessoas que foram afetadas.
O seminário contou com a presença de Ivo Poletto, Coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social fez uma panorâmica dos fóruns com o tema mudanças climáticos e justiça social realizados em varias partes do Brasil. Na sua intervenção, Poletto frisou a necessidade de debater, refletir e trabalhar as grandes questões econômicas, as causas e as políticas governamentais, os efeitos da Mudança Climática, as populações pobres que são as mais afetadas. Trabalho esse a ser colocado em rede e partilhado com as outras realidades do regional.
Ricas e interessantes foram às contribuições do afetados, dos trabalhos de grupos. E principalmente a experiência do Sr. Porsino Medeiros dos Santos, presidente da Associação das Vitimas da Barragem Algodões – AVABA, do Piauí, que partilhou sua experiência de afetado por desastre, sua luta por direitos e organização. Ele também faz parte da articulação do Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais- MONADES.
Portanto, foi um momento de fortalecer nossa mística, nossa adesão a Jesus Cristo e seu Reino, aprimorando nossos conhecimentos, acompanhando e fortalecendo as lideranças, as bases em suas lutas, aprimorando as redes de comunicação e nossa ação evangelizadora encarnada na realidade com seus desafios, foi a síntese de alguns dias de trabalho e reflexão que deverá ser levado nas respectivas bases para ser transformada em ações de vida e cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário